RESENHA DA SEMANA

quinta-feira, 31 de março de 2011

Meu primeiro livro

Se algum de meus seguidores ou amigos quiser adquirir um livro quase tão ruim quanto o escritor que vos fala, acessem a página www.clubedeautores.com.br e procurem o livro A Festa Acabou Cedo Demais no nome de Ébano Brasileiro e leiam a história do autor com suas filhas que morreram de forma tão brutal deixando nele um vazio que nunca vai ser preenchido.
Esse amigo agradece a colaboração.

Nascidos em 31 de março

Faz dois anos que comecei a escrever um livro sobre o meu modo de ver a ditadura militar. Conheci as duas faces da moeda com intensidade. Na pior fase da ditadura eu era jovem e detestava políticos e militares. Rezava para adiar ao máximo a chegada do dia de me alistar e ter de fazer parte do sistema. Ouvia os comentários sobre os militares, suas truculências, censura e autoritarismo. Nunca fui militante porque também não gostava de política; o que eu mais gostava de fazer era namorar e ir para meus bailes de soul misic no Rio de Janeiro e eu era feliz com meu cabelo black Power imenso que chamava a atenção e por isso eu me dava bem com as mulheres.
Quando chegou a época de alistamento começaram meus sofrimentos e mesmo eu tentando fugir de qualquer jeito, ingressei no Exército. O presidente era João Figueiredo e já estava no período mais calmo da ditadura, já se falava em anistia, aliás já havia acontecido e aqueles que se exilaram estavam de volta gritando por liberdade, diretas já, anistia ampla geral e irrestrita, então os militares decidiram que o país não corria mais o risco de ingressar no comunismo, que estava em queda pelo mundo e isso afastava qualquer possibilidade comunismo no Brasil.
Por ver esses dois lados da moeda me sinto livre para falar sobre esse assunto dando minha opinião de forma isenta.
A ditadura foi um mal necessário que tivemos que aceitar pela imposição do sistema. O Brasil é um país de liberdade e não poderíamos nunca e nem nosso povo queria um comunismo e João Goulart era apaixonado pelo comunismo. Tinha fortes ligações com a China e queria de qualquer maneira trazer para o Brasil o sistema chinês. Pregava a igualdade, o fim de latifúndios e uma divisão social que não interessava a ninguém aqui.
Os jovens da época não viam esse lado. Para a juventude o sonho de igualdade era bem diferente. Não sabiam que seus pais sofreriam, muitos deles ricos perderiam tudo e só os políticos do partido comunista seriam beneficiados. Tinha também a parte boa. A educação seria bem melhor do que temos hoje e a saúde também melhor vista, mas fora isso não teríamos nada do que temos ou somos hoje. Teríamos apenas um canal de televisão e muita coisa que mesmo com a ditadura aconteceu não teria acontecido, mas ninguém quer dar o braço a torcer e não admitem que o que fez com que o Brasil esteja hoje na posição que está, e não está melhor por causa dos políticos que temos, foi o período em que o país ficou sob o governo dos militares, com apenas 16 ministros que não davam dinheiro pra partido nenhum (que saudade) a educação pública era de respeito. As escolas particulares eram para vagabundos que não gostavam de estudar, chamadas de "ppp" papai pagou passou.
Doeu? Bastante, nossa presidente que o diga, mas nem ela estaria onde está hoje se não fosse aquele regime, não ouviríamos "Apesar de Você" de Chico Buarque e muitas outras, não teríamos os festivais de canção que nos presentearam com músicas que ouvimos e gostamos até hoje e muitas outras coisas mais. Então temos muitos dos que criticam, falam mal, mas quando recebem seus salários imensos, andam com seus carros importados e comem caviar, devem agradecer a Deus e à ditadura.
Ninguém fala mais nada da revolução de 31 de março e a data é um dia como outro qualquer, mas foi uma tábua de salvação de nossa gente, por isso parabéns aos nascidos nessa data e lembrem que vocês faz\em parte de uma história que nunca vai ser contada corretamente.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher. Parabéns pra vocês

No século XIX as mulheres já sabiam o que queriam nas sociedades mais evoluídas e se faziam ouvir, mesmo que timidamente e com muito poucos direitos. Os Estados Unidos da América já era uma potência, tinha uma constituição que dava a liberdade igual para todos, mas o respeito para com as mulheres não era lei e elas pouco eram ouvidas. No dia 08 de março de 1857 as mulheres que trabalhavam em uma fábrica resolveram fazer uma greve exigindo os mesmos direitos dos homens, mas não sabiam o que lhes aconteceria. Era uma fábrica de tecidos e elas foram trancadas dentro da fábrica e cerca de 130 delas morreram carbonizadas. Muitos anos depois essa barbárie foi reconhecida e foi instituído o Dia Internacional da Mulher. Hoje temos uma representante do sexo feminino no mais alto cargo político de nosso país e em muitas Instituições elas, aos poucos, vão se firmando e confirmando o que é realidade: elas vão tomar o poder, ainda bem. O homem que pensa que menospreza a mulher, na verdade tem medo e inveja de seu poder e por isso tenta deixá-la por baixo para não ser subestimado. Isso é uma regra do jogo do poder: o mais forte tenta sempre deixar o mais fraco pensando que é mais fraco com medo dele descobrir que não é e tomar seu lugar. Assim é com os homens violentos e truculentos que reconhecem o poder que as mulheres têm mas não querem que elas saibam disso.
Eu sou fã das mulheres e peço permissão para lhes dedicar um versos que fiz em homenagem ao sexo mais forte e inteligente do mundo animal. Parabéns a vocês mulheres e tudo de bom para vocês, que o dia em que descobrirem a força que têm, pobre dos homens.
À MULHER COM CARINHO

Bendita és tu oh mulher de tantos encantos

Que guarda no coração a sete chaves

Todos os segredos e enigmas do mundo

Eu, poeta queria lhe prestar homenagens

Com flores, carinhos e abraços

Mas como poeta, tenho somente a pena

Então, em forma de oração dou-te meus versos

Que fiz clamando ao Pai eterno por ti, dessa maneira:

Senhor que presenteastes o mundo com a mulher

Abençoe àquelas que estão por vir

E guarde consigo as que nos deixaram

Ilumine as médicas e proteja as doentes

De suas bênçãos às donas de casa

Que fazem verdadeiros milagres nas duras horas

De suas bênçãos às que são amadas

Ilumine às que amam

E de luz e serenidade às mal-amadas

Protegei Senhor às que apanham e calam

As mães de verdade já são santas

Por isso já tem lugar garantido em sua morada

Mas, por favor, Senhor não as deixe desamparadas

Abençoai nossas mestras, juizas, senadoras, deputadas, vereadoras

Mulheres que podem mudar os destinos de uma nação

E todas as outras trabalhadoras que fortalecem a economia

Protegei as damas da noite, senhoras dos mistérios

A todas as amadas dai-lhes segurança

Incluindo a bem-amada de meu coração

E perdoai Senhor às amantes.

Como presente de a elas o imprescindível cartão de credito

Manicures, cabeleireiros, Shopping centers, cirurgiões plásticos,

Homens ou outras mulheres totalmente apaixonados

Para lhes trazer paz ao coração.

Por fim lhe peço, nunca lhes tire o olhar enigmático

O sorriso que tanto nos seduz

E o jeito manhoso que tanto nos cativa.

Obrigado Senhor por seu presente maior

Este ser tão perfeito, mesmo em seus defeitos

Que faz tanto bem ao nosso coração

Que é o verdadeiro milagre da perfeição.

Parabéns pra você milagre que se chama MULHER!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ÉBANO

Renato da Conceição Filho

ebanobras@hotmail.com Blog : ebanobrasil.blogspot.com