RESENHA DA SEMANA

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Viva o povo brasileiro

É sempre bom quando aparece alguém fazendo estas denúncias referentes às práticas indecentes de políticos e no caso de Curitiba, uma cidade tão bem vista em vários setores, por méritos conseguidos por governantes que o povo sempre soube, e muito bem, escolher.
O problema com a Câmara dos Vereadores do Município, vem se arrastando há muito tempo, mas sabemos que quem elege um vereador é o povo, assim como quem elege qualquer político, então devemos parar e pensar um pouco: a RPC, junto com a OAB e outros seguimentos da população, fizeram uma excepcional campanha de denúncias sobre gastos na Assembléia Legislativa, tendo como principais alvos, para não dizer acusados, os membros da Mesa Diretora Nelson Justus e Alexandre Cury. Foram apontados, denunciados, confirmados como autores de várias infrações naquela casa e o que aconteceu? Foram eleitos novamente, inclusive um deles, ganhando mais votos que nas eleições passadas, logo se conclui que nossa gente paranaense, concorda com essa roubalheira e apoia tais procedimentos.
Nossa Justiça, tanto eleitoral, quanto comum, não conseguem, embora sejam um poder à parte, se desvencilhar dos vínculos com políticos e com isso deixam que pessoas desse nível, continuem se candidatando e com o dinheiro escuso, conseguem movimentar suas campanhas e se reelegerem.
Não só no Paraná, mas por todo o Brasil, na hora da eleição, a população se esquece de tudo o que essa corja foi capaz de fazer, ou que não vão para seus mandatos para defender os anseios dos que os elegeram, mas sim para defender a si próprios e os “amigos”. Cito o exemplo do RJ com Garotinho, São Paulo com Tiririca e por aí em diante.
Enquanto nossa gente não for educada politicamente e socialmente, vamos continuar vendo todas estas mazelas e não poderemos fazer nada. Não adianta tentar mover redes sociais ou parcelas da população. Daqui há dois anos Derosso vai se eleger novamente, enquanto ELE quiser vai ser presidente da Assembléia, cometendo os mesmos erros. Enquanto o povo continuar a receber R$ 100,00 (reais) e achar que se livrou da miséria, vamos continuar com com a monarquia PTista de Dilma, Palocci, Dirceu, que vai passar para Lula daqui há quatro ou oito anos, que vai passar pra Palocci, que vai passar…
Amo o PDT, respeito os políticos que não me respeitam e sofro de chorar quando vejo essas coisas acontecendo. Sinto-me envergonhado ao ver uma gente tão sofrida sendo enganada, desiludida e trapaceada.
Só para lembrar, antes do regime militar que durou 20 anos e não foi Ulisses, nem Brizola, Lula, Teotônio ou outro qualquer que derrubou, eles mesmos resolveram que o povo já tinha como saber escolher seus governantes, houve uma ditadura, que todo mundo parece que não ouviu falar: O Estado Novo de Vargas, foi muito mais violento e déspota que o regime militar, basta ver a história de Pagú, que certamente poucos sabem quem foi.
E para finalizar, quando o regime militar acabou, com ele acabou nas escolas as matérias de Organização Social e Política Brasileira, e Moral e Cívica, que com certeza, muitos ainda aprenderam e porque acabou? Com elas tínhamos conhecimento de como funcionavam os nossos poderes Institucionais, acabaram também com o Movimento Brasileiro de Alfabetização, que com ele muita gente analfabeta, aprendeu a ler, escrever e saber votar, ao menos para deputados e senadores, o que não havia na época do Estado Novo, e porque acabou? O povo brasileiro podia ser mais inteligente e não teríamos o dissabor de ter governantes tão ignorantes como temos hoje.
Só para clarear a mente, o número de analfabetos cresceu o dobro depois do final da DITA DURA e hoje o Brasil tem mais analfabetos que pessoas formadas em nível superior.
Renato da Conceição Filho
um brasileiro

domingo, 21 de novembro de 2010

Dia de escrever para Papai Noel e montar a árvore de Natal

Curitiba, 21 de novembro de 2010

Bom velhinho, ou Papai Noel

Antes de mais nada quero lhe agradecer por tudo o que o senhor me proporcionou este ano, embora não tenha me presenteado com nada que lhe solicitei no final do ano passado, mas sei que minha carta foi enviada um pouco tarde e sei que as crianças, poucas que ainda acreditam no senhor, assim como eu, merecem mais, porque sua credulidade é totalmente diferente da minha, mas mesmo assim postarei esta missiva em meu blog e eu sei que o senhor está cada vez mais moderno, mais globalizado e quem sabe, não vai ser seguidor de meu humilde blog, que até agora, tem duas pessoas, mas são pessoas importantes e para quem eu vou pedir que o senhor presenteie com muita saúde e paz no ano vindouro e que eles sejam cada vez mais agraciados com as bençãos de Pai Eterno em tudo o que fizerem.
Como eu falei no começo tenho de lhe agradecer muito. Primeiro pela falta de dinheiro e dificuldades financeiras que passei todo esse ano. Isso me ensinou que a gente deve ter cuidado com o que gasta e pensar mais antes de sair gastando em bobagens. Segundo pelo câncer de minha companheira, que foi um ensinamento muito profundo para mim e me mostrou quem verdadeiramente é meu amigo, e não são poucos e quem nem está aí para a dor de um irmão e me fez ver que crer que milagres existem, sempre nos conduz por caminhos que nunca iríamos nos enveredar, se não soubéssemos o quanto somos pequeninos, diante de dificuldades com pessoas que amamos e queremos bem. Terceiro pela minha faculdade que estou terminando e agora não quero mais parar de estudar, porque isso me mostrou o quanto eu deixei pra trás dando valor a outras prioridades e o que eu mais gostava foi ficando em terceiro, quarto ou último plano. Quarto pela força que o senhor me deu para enfrentar todas as minhas dificuldades e ver que eu posso ser tão forte, quando as dores e sofrimentos querem me derrubar e me fazer pequenino e insignificante. Quinto pela prova para professor da prefeitura que passei e se tudo der certo, disso eu falo depois, vai me ajudar muito. Não vou lhe agradecer pelo presente que o senhor deu ao nosso povo: DILMA PRESIDENTA a gente não merecia, mas o senhor sabe o que faz e vamos ter de volta Dirceu, Palocci e cia ltda. para nos abençoar com suas roubalheiras, mas o senhor sabe o que faz... paciência! Por último muito obrigado por mais um ano de vida, estou quase chegando ao cinquentenário e se for possível ficarei feliz.
Agora vamos aos pedidos para o ano vindouro: como já disse dai àquelas pessoas que acompanham meu humilde blog, um ano de saúde e paz, repleto de grandes realizações dentro de suas habilidades, profissões e vida pessoal. Dê à minha companheira a saúde que ela necessita, para fazer o que ela mais gosta que é trabalhar em seu emprego de quase trinta anos e também para continuar aguentando esse crioulo, tadinha. Permita que minha inspiração para continuar escrevendo meu poema épico TERRA MINHA e até meu aniversário de 50 anos eu possa ter terminado ele. Continue me ensinando a lidar com o meu salário sem sair de minhas contenções e deixe de gastar à toa, embora eu saiba que isso vai lhe dar muito trabalho. Concede-me Papai Noel saúde e paz para que, se eu começar a dar aulas, eu possa fazer de minha nova profissão um exemplo para os que já estão desiludidos com tanto sofrimento que vejo os professores passando e para os pequeninos com quem vou passar boa parte do dia sirva de exemplo, como tive exemplo de professores do meu tempo de criança. Dê a nossa president ? (E) (A) o discernimento para ver o quanto esses seus seguidores farão mal à nossa gente e que ela tenha luz e força, inerente às mulheres para governar esse país e daqui há 4 anos sair de cabeça erguida.
Já montei minha árvore e vou botar meu sapatinho na janela do quintal, vou continuar me comportando direitinho, passar de ano, concluir minha faculdade, cometer poucos pecados, inerentes a condição humana, para obter vossos presentes, que serão muito bem vindos.
Já lhe perturbei muito e deixo-vos um grande abraço, meu bom velhinho e que nunca eu deixe de ter em meu coração de criança a esperança de saber que em algum lugar, de alguma orma existe um Papai Noel que invade os corações, mesmo daqueles que nunca acreditam que se pode fazer alguém feliz com muito pouco.
Renatinho.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Está chegando a semana da festa da raça

Orgulho da Cor

Eu sou negro

Trago na pele a cor da noite

No fundo dos olhos a luz do luar

O sorriso negro fascina e encanta

O negro é rei na arte de amar

Eu sou negro

Trago na alma a dor do açoite

Na memória o navio a navegar

Na lágrima a saudade tanta

Da terra dos ancestrais, além mar

Eu sou negro

Trago no peito o orgulho da cor

Do meu ancestral que aqui plantou

A semente deste povo, agora varonil

Que não lembra da minha contribuição

Eu sou negro

Trago na mente a tristeza da dor

Da minha gente que aqui se escravizou

Pra fazer crescer esse imenso Brasil

Que prefere esquecer a exploração

Meu país é negro

Traz na sua terra o sangue da raça

Arrancado a chibatadas e derramado no chão

Na sua história conta a mistura das raças

Mas meu país não lembra d`outrora não

Meu país negro!

Tu te lembras quando aqui cheguei?

Tu te lembras quanto açoite levei?

Tu te lembras quanta terra com meu sangue adubei?

Tu não te lembras... não te lembras nem de quanta lágrima derramei

Mas eu sou negro!

Mesmo com teu desprezo por mim

Mesmo com teu não, quando eu queria um sim

Aprendi a te amar de forma sutil

Sem reclamar, sem chorar, apenas esperar

Que um dia, você me respeite Brasil.