RESENHA DA SEMANA

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ambição X Ganância

Uma série de fatos ocorridos ultimamente me fez refletir sobre dois pólos da condição humana: a Ambição e a Ganância.
Ambos são inerentes a quem almeja muito conseguir algo para si um pouco além do ato de querer. Tem pessoas que querem algo mas não se esforçam, vivem esperando que caia do céu, como o maná no deserto e essas pessoas se alienam. Simplesmente não fazem nada, não lutam pelo que querem e se não alcançam seus objetivos pelo lado mais simples, nunca terão nada da vida, pois mesmo a sorte é para quem corre atrás dela. Tem pessoas que tem seus objetivos sabem bem o que querem da vida e através de seu esforço, se dedicam ao seu objetivo, lutam, estudam, pedem, sacrificam horas e dias e meses e anos de sua vida para chegar onde querem e fruto de seu esforço sempre atingem seu objeto de desejo, sem prejudicar ninguém e sentem uma alegria tão grande por ter conseguido, levam no peito o orgulho de ter chegado onde queriam. Estes são os ambiciosos, pessoas de bem que conhecem seus limites, sentem prazer em ajudar àqueles que tem objetivos na vida, sabem discernir o que é lícito e o que não é, amparam os que caem, dão a mão aos que estão subindo e têm dentro de si uma vontade de dividir o que aprendeu, ensinar aos que lutam para aprender e são geralmente pessoas simples, que olham para os outros com o olhar de irmão, aquela pessoa que está sempre no lugar certo na hora certa, sabe ouvir, sabe calar, critica para incentivar, tem a palavra e o silêncio na medida orgulham-se de si e dos que também chegaram lá.
Por outro lado existem pessoas que quando querem algo, também não medem esforços para chegar ao seu objetivo, mas com uma diferença: eles não têm limites. São pessoas de coração ruim, não ajudam ninguém, sentem inveja dos que com seu suor, dedicação e respeito chegaram onde queriam, sentem mais dor na vitória dos outros que na própria derrota. Geralmente não tem um objetivo comum, quanto mais têm mais querem ter, sem se preocupar se estão prejudicando alguém. Estes são os gananciosos. Pessoas de índole ruim, capazes de qualquer coisa, mesmo passar por cima dos outros como rolo compressor, para conseguirem o que querem e dessa forma causam dor e ressentimentos, discórdias e beligerâncias, intrigas e fofocas. Como não têm um objetivo único, sempre querem aumentar seus domínios, corrompem, são facilmente corrompidos, quando chegam ao poder não querem mais deixar dele, não fazem nada que não vá contar pontos para si próprio, querem cantar aos quatro ventos suas conquistas para ganhar adeptos, se for preciso matam, não têm respeito, não são respeitados e sim temidos, são a escória de uma sociedade e acham que são poderosos.
Estamos acompanhando uma revolução que está acontecendo no mundo árabe, onde o povo cansado dos gananciosos no poder estão dando um basta a isso, mas estão sofrendo duras retaliações. A Líbia é um exemplo de ganância. Seu líder e sua família preferem morrer que passar o poder. Isto está causando um mal absurdo a população daquele país e aos outros que estão seguindo os moldes do Egito que conseguiu acabar com uma ditadura de mais de trinta anos e parece que o povo pelo mundo está clamando por mais liberdade. Hugo Chaves deve estar preocupado. Daqui há pouco tempo chegará à América Latina esse mesmo grito e quem sabe nós não vamos ter uma nova ordem mundial e vamos ver alguns cães largando o osso, mesmo a contra-gosto.
Tomara que isso aconteça e os ambiciosos vençam a luta contra os gananciosos, quem vai ganhar com isso é a própria população que vai ver uma alternância no poder e poderá avaliar melhor suas decisões. Nosso país está se encaminhando para uma ditadura diferente. A cada oito ou quatro anos o PT vai tentar se alternar no topo do poder dando bolsa-voto e dizendo que acabou com a fome enquanto nosso índice de analfabetos cresce ao invés de diminuir e nossa educação está entregue ao Deus-dará. mas um dia nós acordaremos dessa letargia e tudo vai mudar.
Espero estar vivo para ver esse dia chegar.

3 comentários:

  1. Eu quero ver é o dia que essas pessoas que vivem de bolsas isso ou bolsas aquilo, no dia em que as bolsas acabarem. O que eles serão sem as bolsas? Mendigos? andarilhos?
    é meu amigo, a coisa tá feia e ninguém encherga nada!

    Quanto ao ganancioso, eu o acho um sujeito despresivel pois o verdadeiro ganancioso não mede o mal que está fazendo a alguém para atingir seus objetivos!

    Bela postagem.

    Aparece lá no meu blog, atualizei com duas postagens novas!

    ResponderExcluir
  2. Ah tá, q seu blog não é tão bom quanto o meu. Vi reflexões bem profundas por aqui q ainda não tenho maturidade para fazê-las.
    Sobre seu coment lá no blog, eu acho q nós não temos um sistema de ensino adequado para a adoção de uma língua brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem meu camarada. Que isso! estou longe de ser poeta, apenas circunscrevo anotações de guardanapos ao blog, rsrs.
    Vc está de parabéns pelo blog. A ambição e ganância são sinônimos de ausência de coesão e responsabilidades. São ferramentas sujas utilizadas por parte esbanjadora do povo que muitas vezes esquece do irmão que mais precisa.
    O Brasil deveria ser limpo por natureza. Como a frase: "Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja". (C. Xavier).
    Um grandioso abraço!

    Sds Literárias.
    Continue...

    ResponderExcluir