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1. R e d a ç ã oORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOSMAC - Construindo
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2. Orientações gerais para a produção de textos.Deixar de ler ou mesmo
ler de forma errada ou desatenta os textos, pode levá-lo a desenvolver um tema
diferente do que foi proposto, o que implicará a desconsideração de seu mesmo.
Lembre-se: o não-atendimento do que um tema determina resulta na desconsideração
do texto, o que significa que a redação terá nota zero, como já citado.Outro
aspecto avaliado na redação é o da variedade lingüística utilizada. Para o
desenvolvimento do tema proposto, é necessário o uso da língua escrita culta,
ou, em outras palavras, do português escrito padrão, isto quer dizer, nada de
emprego de gírias como “tipo assim”, “muita gente”, ”curtir um baratinho”,
“cara”, "deu mó mole”, “bagulho”, “treta”... não se aventure a usar a
linguagem do MSN , ORKUT ou outro(s) que são um meio de expressão perfeitamente
aceitável nos diálogos travados pelos internautas ou por alguns personagens nos
textos narrativos. O padrão culto da língua é utilizado para a circulação do
saber e da informação.Evite as abreviações. Procure escrever as palavras por
extenso. As abreviações são considerações incorretas.4. Nas citações, use aspas
, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu
aquilo. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”,
disse Samuel Johnson. MAC - Construindo Saberes Prof. Gilberto Ulissys
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3. Orientações gerais para a produção de textos.Nunca repita várias
vezes a mesma palavra. Um dos erros que mais prejudica a expressão adequada de
suas ideias é a insistente repetição de uma mesma palavra. Isso causa uma
impressão desagradável a quem lê sua redação, além de sugerir pobreza de
vocabulário. Quando você constatar que repetiu várias vezes o mesmo vocábulo,
procure imediatamente encontrar sinônimos que possam ser usados em substituição
a ele.6. Procure não inovar, por sua conta, o alfabeto da língua portuguesa.
Evidentemente, certas caligrafias apresentam algumas variações no modo de
escrever determinadas letras do alfabeto. No entanto, essa possível variação
não deve ser exagerada a ponto de tornar a letra praticamente
irreconhecível.Embora não haja na prova recomendação quanto ao tipo de letra a
ser usado, é evidente que o texto precisa apresentar um mínimo de legibilidade.
Uma redação totalmente ilegível não tem como ser avaliada.8. Para evitar
deslizes ortográficos ou mesmo desvios gramaticais, como de concordância verbal
e nominal ou regência verbal, recomenda-se que você escreva antes um rascunho e
só depois de uma boa revisão passe sua redação a limpo no espaço adequado.MAC -
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4. Orientações gerais para a produção de textos.A proposta de redação
inclui ainda algumas recomendações, como se refere ao número de linhas. É
difícil imaginar um texto com um mínimo de consistência argumentativa com menos
de 15 linhas. Faça uso adequado dos recursos léxicos e gramaticais necessários
para a construção da argumentação. Isso irá relevar a capacidade de articular
as partes do texto. Aqui é importante o uso correto dos mecanismos
articulatórios da língua, os instrumentos de coesão, como os conectivos
(conjunções), os tempos verbais, a pontuação etc.11. Faça uso adequado dos
recursos léxicos e gramaticais necessários para a construção da argumentação.
Isso irá relevar a capacidade de articular as partes do texto. Aqui é
importante o uso correto dos mecanismos articulatórios da língua, os
instrumentos de coesão, como os conectivos (conjunções), os tempos verbais, a
pontuação etc.12. Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos:
“subir os degraus da glória”, "fazer das tripas coração",
"encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos
aplausos", "mais alta estima". MAC - Construindo Saberes Prof.
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5. Noções sobre elementos coesivosMAC - Construindo Saberes Prof.
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6. Noções sobre elementos coesivosMAC - Construindo Saberes Prof.
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7. Noções sobre elementos coesivosMAC - Construindo Saberes Prof.
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8. Noções sobre elementos coesivos / texto exemploMAC - Construindo
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9. O QUE DEVE SER OBSERVADO NA REVISÃO DO TEXTOMAC - Construindo Saberes
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10. O que revisar no textoVejamos alguns pontos que você precisa se
atentar na hora de revisar seu texto: Quanto à estética, observe: a) Se a letra
está legível: não quer dizer “letra bonita”, mas sim a preocupação de gerar
entendimento para quem ler o texto. b) Se há paragrafação: disposição correta
dos parágrafos. Estes devem estar bem estruturados e delimitados por pontuação.
c) Se as margens estão regulares: as palavras devem ir até o fim da linha, a
não ser que seja um poema. d) O travessão: se há o espaçamento devido antes da
utilização deste. e) Se há rasuras: o melhor é que elas não existam! Mas caso
ocorram, prefira riscar com um só risco o termo errado e colocá-lo entre
parênteses. Coloque a palavra correta acima, ou continue a escrever
normalmente, caso o erro aconteça no momento da escrita e na folha definitiva.
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11. O que revisar no textoQuanto à gramática, observe: a) Ortografia: as
palavras estão escritas da maneira correta? b) Acentuação: há vírgulas em
excesso ou falta delas? Há vírgula onde deveria existir ponto final? c)
Concordância verbal e nominal: observe se todos os verbos concordam com seus
sujeitos e se os substantivos estão concordando com o artigo, numeral, pronome
ou adjetivo que os acompanha. d) Regência verbal: veja se a regência do verbo
está coerente com seu complemento. e) Colocação pronominal: os pronomes estão
posicionados corretamente? Fique atento principalmente aos do caso oblíquo (me,
te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos). MAC - Construindo Saberes Prof.
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12. O que revisar no textoQuanto à estilística, observe: a) Repetição de
palavras, com atenção especial ao pronome “que” e também de ideias: empobrecem
o texto. b) Frases longas: deixam o texto confuso. c) Se há elementos
conectivos: são essenciais para a coesão (mas, porém, contudo, entretanto,
etc.) d) Emprego de palavras ou de argumentos em lugares errados. Quanto à
estrutura, observe: a) Se há uma ideia central que norteia o texto ou um
conflito básico a ser solucionado. b) Se há uma sequência de fatos enquadrados
em uma lógica-temporal. c) Se há presença dos aspectos do tipo de texto
escolhido: dissertação (exposição e defesa de argumentos); narração (conflito e
exposição da personagem); descrição (características do local e fatos
relatados), e assim por diante. Por último, veja a conclusão: ela deve ter no
máximo cinco linhas e conter de forma resumida o que foi falado com a
apresentação de uma solução para o conflito ou de uma opinião sobre o que foi
exposto. MAC - Construindo Saberes Prof. Gilberto Ulissys
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