RESENHA DA SEMANA

sábado, 7 de dezembro de 2013

Morreu um homem ficou seu legado

Nelson Rolihlahla Mandela, 1918 – 2013

Com a morte de Nelson Mandela cabe ao mundo um momento de reflexão sobre o que é ser um líder, o que é ser pacífico, ou lutador em busca de paz.
Para quem não sabe a África do Sul vivia um tormento de segregação racial mais absurdo que havia no mundo. Uma maioria negra (90%) era dominada por uma minoria branca (10%) e vivia em pleno sofrimento.
Um homem queria mudar este quadro e por isso foi preso. Mesmo de dentro da prisão, mostrando ao seu povo o líder que era, conseguia influenciar os negros a não desistir de seus sonhos e um dia alcançar seus objetivos. Isto chamou a atenção do mundo que, em diversas praças, começou um movimento de libertação de Mandela. "Libertem Mandela" "Mandela livre já" e outros slogans eram vistos mundo afora. com isso sob pressão mundial a Africa do Sul sofreu embargos de muitos países e acabou cedendo às exigências mundiais. 
Com a libertação do líder negro começou uma nova campanha, dentro do país: "Mandela Presidente" e assim, na primeira eleição democrática da Africa do Sul, ele foi eleito e surpreendeu todo o povo sul africano com seu jeito de governar, não buscando a vingança contra os brancos, mas a integração entre as raças de seu povo. Fez coisas maravilhosas, abriu as portas do mundo para seu país e a Africa do Sul é hoje uma potência africana.
Mandela morreu mas deixou um recado para o mundo: A PAZ É POSSÍVEL, basta que não se guarde rancor no coração, saibamos respeitar os diferentes e façamos o que tem de ser feito com muito amor. Assim o mundo será um pouco melhor e nós teremos mais humanidade. 
Descanse em paz Nelson Rolihlahla Mandela, seu exemplo ficou e muitos irão segui-los, outros irão continuar a crer na segregação, na superioridade de uma raça ou de um povo sobre outros e a luta irá continuar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário