RESENHA DA SEMANA

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cães e Seres Humanos

Esta semana eu observei uns animais que tenho em casa e parei para ver como os animais são tão diferentes dos humanos.
talvez o fato de nós sermos racionais, termos e cérebro maior e por isso raciocinamos por nós mesmos, nos leve a sobrepormos sobre os animais e quando temos animais de estimação, tentamos fazê-los se adaptar aos nossos costumes, comer o que os damos sem saber se era aquilo o que queriam e assim vamos fazendo com que fiquem como nós, e isso acontece um pouco com os cães. Dizem que os cães se parecem com seus donos. Em uma família o cão sempre elege um dono, aquele que ele vai respeitar mais e se torna tão fiel ao dono, capaz de qualquer coisa por ele, mas será que eles também não ensinam coisas pra gente?
A hora da alimentação dos cães aqui em casa, é sempre um momento de disputas pela alimentação, embora eu os deixe sempre alimentados, mas parece que um é mais faminto que o outro e isso sempre acaba em brigas, por mais que eu tente dividir os pratos para cada um, mas o que acaba primeiro, quer a comida do outro, então começam as brigas que eu aprendia a não me intrometer mais, porque depois que acabam de comer e brigaram feio, vem a hora do descanso e eles se juntam, deitam e dormem um ao lado do outro como se nada houvesse acontecido. Então todo dia brigam e todo dia estão em paz após cada beligerância.
Enquanto somos crianças, temos um pouco desse raciocinio animal. Criança é um ser muito egoísta e com este egoísmo, o brinquedo do amiguinho é sempre melhor que o seu, mesmo que seja o mesmo brinquedo ou um melhor e isso causa brigas entre os pequeninos, que algumas vezes acabam virando discussão de adultos. Aí os adultos ficam tempos e tempos sem se falar, enquanto os pequeninos dentro de pouco tempo já voltam à brincadeira.
Olhando as atitudes de meus cães, me veio a lembrança um caso de uma sacola de lixo, em uma rua, não me lembro em que cidade, que acabou até em morte, porque um vizinho colocou a sacola de lixo, que seria recolhida poucas horas depois, um pouco fora do lugar e esse pequeno detalhe envolveu duas ou três famílias e acabou até em morte. Lembrei também de algumas brigas de trânsito, onde motoristas armados matam ou ferem outros seres humanos por tão pouco. hoje a mídia se preocupa com o caso do goleiro Bruno, que é tão comum em nosso país, mas por ele ser famoso repercutiu mais, mas quantos homens matam mulheres, de forma tão violenta para ocultar seus erros? Basta-nos ver esses jornais que se torcermos sai até sangue, que ao menos uma vez por mês, acompanhamos crimes sanguinários contra mulheres.
Nessa hora então, eu vejo que os irracionais não são os animais, mas sim nós que não conseguimos amar nossos próximos, ao ponto de simplesmente saber perdoar. Temos um raciocínio tão amplo que esquecemos do principal, até mesmo ensinado nas Sagradas Escrituras, que é amar sem limites e saber perdoar. Será que Deus não se arrepende? Será que ele esqueceu de por em nós o que deu aos animais? Será que nos fez à sua imagem e semelhança? Não sei, mas acho que um dia isso vai mudar. Ou Ele acaba com a raça humana, ou deixa que nós mesmos nos destruamos à nossa própria revelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário