RESENHA DA SEMANA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Carta para Papai Noel

Bom Velhinho!

Está chegando a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, mais uma vez, mas para a maioria e cada vez maioria absoluta, isso é o de menos e muitos nem lembram que esta é a finalidade do Natal. Os que não acreditam em Jesus ou em Deus, também não acreditam no Natal e passam por esta data como outra qualquer.
Pois bem, eu sou uma pessoa muito crente em Deus, embora em minhas fraquezas inerentes à condição humana, às vezes o questiono, mas no final ele tem sempre uma resposta que me confirma sua existência. Nessa minha crença eu também acredito no que o senhor representa e por isso, quando chega essa época em retorno ao meu espírito infantil, retomo meus sonhos de criança pobre onde não cabia local para pensar em presente e me contentava com a reunião familiar em torno da rabanada, peru e vinho. Isso para mim era o bastante e a alegria de todos da família, o abraço do pai, da mãe que chorava, aliás, mamãe chorava muito pra tudo e eu peguei um pouco disso também, fazia-me feliz por tão pouco. Tive boas lições e sempre tentei seguir o que meus pais e irmãos me ensinaram. O respeito às pessoas e a gentileza, são meus dons e os preservo com orgulho, agradeço a Deus por me fazer compreender o quanto é importante respeitar as pessoas e ser respeitado também.
Bom Papai Noel, eu me comportei bem durante o ano e venho fazer meus pedidos de Natal. Não precisa se preocupar, pois são coisas que o senhor pode me dar e eu me julgo merecedor, embora algumas coisas erradas durante o ano, mas no bojo, fui muito bem.
Venho pedir-te para continuar me concedendo o dom da paciência para lidar com as pessoas que não têm essa paciência e descarregam nos outros todas suas frustrações. Peço-te que em qualquer momento eu perca o dom da paz que me faz companhia não me abandone, sem essa paz nada sou. Quero meus amigos felizes, quando falo amigos falo daqueles que me consideram amigo de verdade, principalmente aqueles que guardo no fundo do coração e que aos poucos vão cada vez mais se tornando parte de minha vida. Quero que o amor que transborda dentro de mim continue sendo minha dor companheira e que eu não perca nunca certeza que esse sentimento é a Lei Suprema da humanidade. quero que todos que estejam comigo sintam-se contagiados por esse amor, que não é um amor de homem e mulher, está muito além disso, mas tem pessoas que não conseguem entender. Quero continuar com a força e entusiasmo para trabalhar e escrever r que nesse próximo ano eu consiga publicar meus escritos e que as pessoas gostem.
Para concluir permita que eu continue com a alegria, mesmo em momentos difíceis, que guardo em meu coração e que esta alegria seja minha marca registrada e chegue a todos que me cercam.
Obrigado bom velhinho e só pra não dizer que eu sou egoísta, que tudo o que eu peço pra mim dê também aos meus seguidores do blog, pois tenho todos em meu coração e que eles sejam todos muito felizes e continuem escrevendo coisas tão bonitas que eu admiro tanto.  

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Plano de Saúde da PresidentE

Eu acabei de ver pela tv a presidentE do Brasil dando uma notícia sobre melhoria no programa de saúde acabado de ser implantado por ela e seu Ministro da Saúde. Para o povo brasileiro isso é um grande alívio, principalmente àqueles que buscam no SUS atendimento. Para os políticos mais um ótimo meio de desviar dinheiro público, como sempre fazem. Para mim, particularmente, não vai adiantar de nada, porque falar só não me convence. Uma presidente que insiste no erro de se auto nomear presidenta (coisa horrível até pra falar), está, junto com seus correligionários (Ministros, e Parlamento) há pouco tempo para criar mais dois Estados na Região Norte. Eu pergunto como um País que diz que tem déficit na aposentadoria, diz que não tem dinheiro para a saúde, demonstra um descaso assustador com a educação, quer dar emprego para mais seis Senadores e com eles mais ou menos 90 assessores, outros 40 deputados e com eles mais ou menos 600 assessores, mais dois governadores e vice e com eles, pela quantidade de Ministérios e Secretarias com o mesmo status, deverão criar mais 30 a 40 Secretarias Estaduais o que dá uma média de mil novos cabides de emprego, lotados por pessoas que com certeza vão começar a roubar juntos com os que já estão nos deixando cada vez mais sem saúde, sem educação e sem teto.
PresidentE isso que V Exa falou não pode ser sério, assim como nada, desde o presidentA, pode ser sério para qualquer governante que quer realmente ver esse país, tão cheio de corruptos, crescer e faz o que seus correligionários fazem.
Por respeito ao povo brasileiro, sofrido e batalhador, não deixe que façam nem o plebiscito previsto para o Pará. Nós temos tanta coisa maior para pensar, diminua seus Ministérios, pelo menos uns cinco que não fazem nem sentido de existir, lute com seriedade, que lhe é peculiar, para diminuir a corrupção, herança maldita de seu antecessor e futuro sucessor, se a laringe deixar e o povo continuar a viver de bolsa-voto.
Eu ainda tenho esperança de ver V Exa intitulando-se PRESIDENTE desse país e deixando o governo de cabeça erguida e na mudança não usar sete caminhões.
Quanto à saúde faça realmente o que V Exa quer fazer, mas tente fazer sem corrupção e verá o quanto vai economizar e o povo vai agradecer.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resolvendo um problema.

A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela seja a primeira presidenta do Brasil, tal como atestou toda a propaganda política veiculada na mídia.Presidenta???
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?
Bem, vejamos:No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar émendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".Um bom exemplo do erro grosseiro seria:"A Presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação...

UFPR

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coisas de Veríssimo!!!!!!

Depilação
Luiz Fernando Veríssimo

Estava eu assistindo TV numa tarde de Domingo, naquele horário em que não se pode inventar nada o que fazer, pois no outro dia é segunda-feira, quando minha mulher deitou-se do meu lado e ficou brincando com minhas 'partes'.
Após alguns minutos ela veio com a 'brilhante' idéia: Por que não
depilamos seus ovinhos, assim eu poderia fazer 'outras coisas' com eles.
Aquela frase foi igual um sino na minha cabeça. Por alguns segundos fiquei
imaginando o que seriam 'outras coisas'. Respondi que não, que doeria coisa e tal, mas ela veio com argumentos sobre as novas técnicas de depilação e eu, imaginando as 'outras coisas', não tive mais como negar. Concordei.
Ela me pediu que ficasse pelado enquanto buscaria os equipamentos
necessários para tal feito. Fiquei olhando para TV, porém minha mente
estava vagando pelas novas sensações que só despertei quando ouvi o beep do microondas.
Ela voltou ao quarto com um pote de cêra, uma espátula e alguns pedaços de plástico. Achei meio estranho aqueles equipamentos, mas ela estava com um ar de 'dona da situação' que deixaria qualquer médico urologista sentindo-se como residente.
Fiquei tranqüilo e autorizei o restante do processo. Pediu para que eu
ficasse numa posição de quase-frango-assado e liberasse o acesso à zona do
agrião. Pegou meus ovinhos como quem pega duas bolinhas de porcelana e começou a passar cêra morna. Achei aquela sensação maravilhosa!
O Sr. Pinto já estava todo 'pimpão' como quem diz: 'sou o próximo da fila'!
Pelo início, fiquei imaginando quais seriam as 'outras coisas' que viriam.
Após estarem completamente besuntados de cêra, ela embrulhou ambos no plástico com tanto cuidado que eu achei que iria levá-los para viagem.
Fiquei imaginando onde ela teria aprendido essa técnica de prazer: na
Thailândia, na China ou pela Internet mesmo?
Porém, alguns segundos depois ela esticou o saquinho para um lado e deu um puxão repentino.. Todas as novas sensações foram trocadas por um sonoro PUUUUTA QUEEEE ME PARIUUUUUUU quase falado letra por letra..
Olhei para o plástico para ver se o couro do meu saco não tinha ficado
grudado. Ela disse que ainda restavam alguns pelinhos, e que precisava
passar de novo. Respondi prontamente: Se depender de mim eles vão ficar aí para a eternidade!!
Segurei o Dr. Esquerdo e o Dr. Direito com as duas mãos, como quem segura os últimos ovos da mais bela ave amazônica em extinção, e fui para o banheiro.
Sentia o coração bater nos ovos.
Abri o chuveiro e foi a primeira vez que eu molhei o saco antes de molhar a
cabeça. Passei alguns minutos só deixando a água gelada escorrer pelo meu corpo.
Saí do banho, mas nesses momentos de dor qualquer homem vira um bebezinho novo: faz merda atrás de merda. Peguei meu gel pós-barba com camomila 'que acalma a pele', enchi as mãos e passei nos ovos.
Foi como se estivesse passado molho de pimenta. Sentei no bidê na posição de 'lava xereca' e deixei o chuveirinho acalmar os Drs. Peguei a toalha de rosto e fiquei abanando os ovos como quem abana um boxeador no 10° round.
Olhei para meu pinto. Ele, coitado, tão alegrinho minutos atrás, estava tão
pequeno que mais parecia irmão gêmeo de meu umbigo.
Nesse momento minha mulher bate à porta do banheiro e pergunta se estava passando bem. Aquela voz antes tão aveludada e sedutora ficou igual uma gralha.
Saí do banheiro e voltei para o quarto. Ela estava argumentado que os
pentelhos tinham saído pelas raízes, que demorariam voltar a nascer. 'Pela
espessura da pele do meu saco, aqui não nasce nem penugem, meus ovos vão ficar que nem os das 'codornas', respondi.
Ela pediu para olhar como estavam. Eu falei para olhar a meio metro de
distância e sem tocar em nada e se ficar rindo vai entrar na PORRADA!!
Vesti a camiseta e fui dormir (somente de camiseta). Naquele momento sexo para mim, nem para perpetuar a espécie humana. No outro dia pela manhã fui me arrumar para ir trabalhar. Os ovos estavam mais calmos, porém mais vermelhos que tomates maduros.
Foi estranho sentir o vento bater em lugares nunca antes visitados. Tentei
colocar a cueca, mas nada feito. Procurei alguma cueca de veludo e nada...
Vesti a calça mais folgada que achei no armário e fui trabalhar sem cueca
mesmo.
Entrei na minha seção andando igual um cowboy cagado. Falei bom dia para todos, mas sem olhar nos olhos. E passei o dia inteiro trabalhando em pé com receio de encostar os tomates maduros em qualquer superfície.
Resultado, certas coisas devem ser feitas somente pelas mulheres. Não
adianta tentar misturar os universos masculino e feminino.
Ainda dói...

domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães

A OBRA MAIS PERFEITA DE DEUS

Eu, um ser de poesia, comecei minha peregrinação

Em busca de uma poesia quase beirando a perfeição

Para falar de um ser iluminado, a quem chamamos MÃE

Peguei a pena e esbarrei no primeiro problema

Rimar mãe com que outra palavra?

É tão difícil, mas eu queria a perfeição

Busquei onde podia, consultei dicionários

Revistas, livros e todos os cantos possíveis

Desanimado por não conseguir,

Não achar a inspiração pedi que Pai Eterno

Me concedesse essa bênção

Cansado, larguei a pena fui dormir

Em meu sonho surgiu uma luz

Mais brilhante que o branco da paz e me chamou

Poeta! Tu me pediste e vou te revelar meu maior segredo

De onde você acha que vem todo o amor

Que eu dedico a vocês sem limites?

Por que eu dei meu primogênito para morrer

Na cruz e redimir todos os pecados do mundo?

Por que eu acredito tanto em um coração arrependido?

Não coloquei nas sagradas escrituras

Mas vou te dizer e você sabe que eu não minto.

Eu, este ser todo poderoso que cuida e ouve

Todos os lamentos e súplicas de meus filhos amados

Tenho uma mãe que me ensinou tudo isso

Se você poeta, acha que meu amor é grande

Maior é o amor de mãe

Foi nela que me inspirei pra criar a mulher

Foi ela que me ensinou o que é amar

Foi com ela que aprendi a perdoar sem limites

Aprendi a não olhar os erros humanos

E ver vocês com o coração e não com a razão

Então, quando criei a mulher

Tirei o melhor de mim e dei a ela este dom

O dom de ser mãe e amar os filhos

Com toda a força que emana do amor

Então toda mãe é uma santa

Abençoada por mim e tem lugar cativo ao meu lado

Porque só ela pode amar sem ver erros

Só ela pode perdoar os erros sem guardar rancor

Se dar sem querer receber

Gerar vida de sua própria vida

Porque seu amor é puro e verdadeiro

E neste ser chamado MÃE

Está o exemplo de meu maior milagre.

Renato da Conceição Filho

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os doze anjos feitos de luz

É tão absurdo tentar saber o que se passava na mente daquele jovem que tirou a vida de estudantes no Rio de Janeiro. Foi algo planejado há tampos, mas isso não vem do nada. Algo o inspirou a fazer aquilo, algo que alguém lhe falou um dia e em sua mente ele se achou apto para acabar com a vida de jovens, principalmente meninas, que ele nem conhecia.
Hoje a minha dor é mais imensa que a de ontem quando ouvi as primeiras notícias do fato acorrido. Parece que a gente que já sofreu a perda de filhos, de maneira brutal, e eu já perdi duas filhas, criam barreiras contra o sofrimento e demoram a se ver dentro do problema. Um choque tão forte, não se torna uma dor alheia, somente de uma família, de uma escola, de um bairro ou de uma cidade. Torna-se dor coletiva, distribuída por todos, para todos, por um homem que nem na carta que deixou, explicou motivo que o levou a fazer aquilo.
Doze anjos se foram deixando um vazio na vida de suas famílias, deixando uma pergunta no ar: Por quê?
Eu não vou dividir a dor de cada família, porque dor não se divide. Ela é única e cada um sabe bem como doi a perda de um filho. Não faz parte do sentido da vida se perder um filho, de forma brutal, então isso não se explica. A televisão está fazendo a parte dela, que é mostrar o máximo possível, mas tudo isso pelo ibope maior. Os políticos vão fazer a parte deles pensando em como ganhar mais dinheiro com o evento. Os órgãos de segurança, ligados aos políticos estão fazendo a parte deles aumentando momentaneamente, até um próximo evento, suas quantidades de policiais em escolas, mas ninguém vai poder fazer nada pelos doze anjos que se foram. Jovens, cada um com seus sonhos e ideais.
Eu quero alertar para um fato que agora pode realmente acontecer: existem pessoas com essas idéias guardadas esperando para fazer a mesma coisa em diversos lugares. Com toda essa divulgação pela imprensa, se acendem luzes nas cabeças desses psicóticos ou psicopatas, não sei qual dos dois, mas eles vão surgir e querer fazer igual ou pior para serem vistos, então eu quero chamar a atenção dos pais. Cuidem de seus filhos e não deixem de conversar com eles, tentem saber o que eles pensam, dêem toda atenção às sua opiniões e participem mais de suas vidas.
Podemos estar a beira de uma série de acontecimentos iguais, então façam sua parte policiando e se aproximando mais de seus filhos e dos amigos de seus filhos para que eles não sejam dominados por mentes ruins que só querem ver o sofrimento alheio. Denunciem qualquer tipo de movimento estranho, muito cuidado com jovens muito calados e que vivem afastados do convívio com outras pessoas e principalmente conversem sobre como tratar os outros. Uma criança mal tratada na escola, por seus pares, com certeza vai guardar na mente essa forma de tratamento e no futuro pode ser outro assassino em série.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Lições de Veríssimo

MUDANÇAS

E tudo mudou...
O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss
O rímel virou máscara incolor
A Lycra virou stretch
Anabela virou plataforma
O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib, Que virou silicone

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
'Problemas de moça' viraram TPM
Confete virou MM

A crise de nervos virou estresse
A chita virou viscose.
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou musse
Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal

Ninguém mais vê...
Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service

A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão

O que era praça virou shopping
A areia virou ringue
A caneta virou teclado
O long play virou CD

A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O álbum de fotos agora é mostrado por email

O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do 'não' não se tem medo
O break virou street
O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween
O piano agora é teclado, também

O forró de sanfona ficou eletrônico
Fortificante não é mais Biotônico
Bicicleta virou Bis

Polícia e ladrão virou Counter Strike

Folhetins são novelas de TV
Fauna e flora a desaparecer
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato

Chico sumiu da FM e TV

Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita ?
Gal virou fênix
Raul e Renato,
Cássia e Cazuza,
Lennon e Elvis,
Todos anjos
Agora só tocam lira...
A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência esta coisa maldita!

A maconha é calmante

O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz...
... De tudo.

Inclusive de notar essas diferenças.

(Luiz Fernando Veríssimo)

Nosso mundo mudou tanto, é tanta coisa nova que nem dá tempo da gente enxergar as mudanças que outras vem logo por cima, atropelando tempo e distância. Ainda bem que tem coisas que não vão mudar nunca, entre elas o saudosismo. Cada um de nós tem algo para sentir saudades, coisas que se perderam no tempo e na distância, recordações da infância e outras coisas que nos fizeram felizes ou nos fizeram crescer aprendendo a separar o certo do errado, discernir liberdade e libertinagem, ter consciência de educação e respeito.

O coração de poeta vive de saudosismo. muitas vezes nos trás jóias preciosas nos chamando a parar e pensar um pouco. Coração de poeta é imutável.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Meu primeiro livro

Se algum de meus seguidores ou amigos quiser adquirir um livro quase tão ruim quanto o escritor que vos fala, acessem a página www.clubedeautores.com.br e procurem o livro A Festa Acabou Cedo Demais no nome de Ébano Brasileiro e leiam a história do autor com suas filhas que morreram de forma tão brutal deixando nele um vazio que nunca vai ser preenchido.
Esse amigo agradece a colaboração.

Nascidos em 31 de março

Faz dois anos que comecei a escrever um livro sobre o meu modo de ver a ditadura militar. Conheci as duas faces da moeda com intensidade. Na pior fase da ditadura eu era jovem e detestava políticos e militares. Rezava para adiar ao máximo a chegada do dia de me alistar e ter de fazer parte do sistema. Ouvia os comentários sobre os militares, suas truculências, censura e autoritarismo. Nunca fui militante porque também não gostava de política; o que eu mais gostava de fazer era namorar e ir para meus bailes de soul misic no Rio de Janeiro e eu era feliz com meu cabelo black Power imenso que chamava a atenção e por isso eu me dava bem com as mulheres.
Quando chegou a época de alistamento começaram meus sofrimentos e mesmo eu tentando fugir de qualquer jeito, ingressei no Exército. O presidente era João Figueiredo e já estava no período mais calmo da ditadura, já se falava em anistia, aliás já havia acontecido e aqueles que se exilaram estavam de volta gritando por liberdade, diretas já, anistia ampla geral e irrestrita, então os militares decidiram que o país não corria mais o risco de ingressar no comunismo, que estava em queda pelo mundo e isso afastava qualquer possibilidade comunismo no Brasil.
Por ver esses dois lados da moeda me sinto livre para falar sobre esse assunto dando minha opinião de forma isenta.
A ditadura foi um mal necessário que tivemos que aceitar pela imposição do sistema. O Brasil é um país de liberdade e não poderíamos nunca e nem nosso povo queria um comunismo e João Goulart era apaixonado pelo comunismo. Tinha fortes ligações com a China e queria de qualquer maneira trazer para o Brasil o sistema chinês. Pregava a igualdade, o fim de latifúndios e uma divisão social que não interessava a ninguém aqui.
Os jovens da época não viam esse lado. Para a juventude o sonho de igualdade era bem diferente. Não sabiam que seus pais sofreriam, muitos deles ricos perderiam tudo e só os políticos do partido comunista seriam beneficiados. Tinha também a parte boa. A educação seria bem melhor do que temos hoje e a saúde também melhor vista, mas fora isso não teríamos nada do que temos ou somos hoje. Teríamos apenas um canal de televisão e muita coisa que mesmo com a ditadura aconteceu não teria acontecido, mas ninguém quer dar o braço a torcer e não admitem que o que fez com que o Brasil esteja hoje na posição que está, e não está melhor por causa dos políticos que temos, foi o período em que o país ficou sob o governo dos militares, com apenas 16 ministros que não davam dinheiro pra partido nenhum (que saudade) a educação pública era de respeito. As escolas particulares eram para vagabundos que não gostavam de estudar, chamadas de "ppp" papai pagou passou.
Doeu? Bastante, nossa presidente que o diga, mas nem ela estaria onde está hoje se não fosse aquele regime, não ouviríamos "Apesar de Você" de Chico Buarque e muitas outras, não teríamos os festivais de canção que nos presentearam com músicas que ouvimos e gostamos até hoje e muitas outras coisas mais. Então temos muitos dos que criticam, falam mal, mas quando recebem seus salários imensos, andam com seus carros importados e comem caviar, devem agradecer a Deus e à ditadura.
Ninguém fala mais nada da revolução de 31 de março e a data é um dia como outro qualquer, mas foi uma tábua de salvação de nossa gente, por isso parabéns aos nascidos nessa data e lembrem que vocês faz\em parte de uma história que nunca vai ser contada corretamente.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher. Parabéns pra vocês

No século XIX as mulheres já sabiam o que queriam nas sociedades mais evoluídas e se faziam ouvir, mesmo que timidamente e com muito poucos direitos. Os Estados Unidos da América já era uma potência, tinha uma constituição que dava a liberdade igual para todos, mas o respeito para com as mulheres não era lei e elas pouco eram ouvidas. No dia 08 de março de 1857 as mulheres que trabalhavam em uma fábrica resolveram fazer uma greve exigindo os mesmos direitos dos homens, mas não sabiam o que lhes aconteceria. Era uma fábrica de tecidos e elas foram trancadas dentro da fábrica e cerca de 130 delas morreram carbonizadas. Muitos anos depois essa barbárie foi reconhecida e foi instituído o Dia Internacional da Mulher. Hoje temos uma representante do sexo feminino no mais alto cargo político de nosso país e em muitas Instituições elas, aos poucos, vão se firmando e confirmando o que é realidade: elas vão tomar o poder, ainda bem. O homem que pensa que menospreza a mulher, na verdade tem medo e inveja de seu poder e por isso tenta deixá-la por baixo para não ser subestimado. Isso é uma regra do jogo do poder: o mais forte tenta sempre deixar o mais fraco pensando que é mais fraco com medo dele descobrir que não é e tomar seu lugar. Assim é com os homens violentos e truculentos que reconhecem o poder que as mulheres têm mas não querem que elas saibam disso.
Eu sou fã das mulheres e peço permissão para lhes dedicar um versos que fiz em homenagem ao sexo mais forte e inteligente do mundo animal. Parabéns a vocês mulheres e tudo de bom para vocês, que o dia em que descobrirem a força que têm, pobre dos homens.
À MULHER COM CARINHO

Bendita és tu oh mulher de tantos encantos

Que guarda no coração a sete chaves

Todos os segredos e enigmas do mundo

Eu, poeta queria lhe prestar homenagens

Com flores, carinhos e abraços

Mas como poeta, tenho somente a pena

Então, em forma de oração dou-te meus versos

Que fiz clamando ao Pai eterno por ti, dessa maneira:

Senhor que presenteastes o mundo com a mulher

Abençoe àquelas que estão por vir

E guarde consigo as que nos deixaram

Ilumine as médicas e proteja as doentes

De suas bênçãos às donas de casa

Que fazem verdadeiros milagres nas duras horas

De suas bênçãos às que são amadas

Ilumine às que amam

E de luz e serenidade às mal-amadas

Protegei Senhor às que apanham e calam

As mães de verdade já são santas

Por isso já tem lugar garantido em sua morada

Mas, por favor, Senhor não as deixe desamparadas

Abençoai nossas mestras, juizas, senadoras, deputadas, vereadoras

Mulheres que podem mudar os destinos de uma nação

E todas as outras trabalhadoras que fortalecem a economia

Protegei as damas da noite, senhoras dos mistérios

A todas as amadas dai-lhes segurança

Incluindo a bem-amada de meu coração

E perdoai Senhor às amantes.

Como presente de a elas o imprescindível cartão de credito

Manicures, cabeleireiros, Shopping centers, cirurgiões plásticos,

Homens ou outras mulheres totalmente apaixonados

Para lhes trazer paz ao coração.

Por fim lhe peço, nunca lhes tire o olhar enigmático

O sorriso que tanto nos seduz

E o jeito manhoso que tanto nos cativa.

Obrigado Senhor por seu presente maior

Este ser tão perfeito, mesmo em seus defeitos

Que faz tanto bem ao nosso coração

Que é o verdadeiro milagre da perfeição.

Parabéns pra você milagre que se chama MULHER!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ÉBANO

Renato da Conceição Filho

ebanobras@hotmail.com Blog : ebanobrasil.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ambição X Ganância

Uma série de fatos ocorridos ultimamente me fez refletir sobre dois pólos da condição humana: a Ambição e a Ganância.
Ambos são inerentes a quem almeja muito conseguir algo para si um pouco além do ato de querer. Tem pessoas que querem algo mas não se esforçam, vivem esperando que caia do céu, como o maná no deserto e essas pessoas se alienam. Simplesmente não fazem nada, não lutam pelo que querem e se não alcançam seus objetivos pelo lado mais simples, nunca terão nada da vida, pois mesmo a sorte é para quem corre atrás dela. Tem pessoas que tem seus objetivos sabem bem o que querem da vida e através de seu esforço, se dedicam ao seu objetivo, lutam, estudam, pedem, sacrificam horas e dias e meses e anos de sua vida para chegar onde querem e fruto de seu esforço sempre atingem seu objeto de desejo, sem prejudicar ninguém e sentem uma alegria tão grande por ter conseguido, levam no peito o orgulho de ter chegado onde queriam. Estes são os ambiciosos, pessoas de bem que conhecem seus limites, sentem prazer em ajudar àqueles que tem objetivos na vida, sabem discernir o que é lícito e o que não é, amparam os que caem, dão a mão aos que estão subindo e têm dentro de si uma vontade de dividir o que aprendeu, ensinar aos que lutam para aprender e são geralmente pessoas simples, que olham para os outros com o olhar de irmão, aquela pessoa que está sempre no lugar certo na hora certa, sabe ouvir, sabe calar, critica para incentivar, tem a palavra e o silêncio na medida orgulham-se de si e dos que também chegaram lá.
Por outro lado existem pessoas que quando querem algo, também não medem esforços para chegar ao seu objetivo, mas com uma diferença: eles não têm limites. São pessoas de coração ruim, não ajudam ninguém, sentem inveja dos que com seu suor, dedicação e respeito chegaram onde queriam, sentem mais dor na vitória dos outros que na própria derrota. Geralmente não tem um objetivo comum, quanto mais têm mais querem ter, sem se preocupar se estão prejudicando alguém. Estes são os gananciosos. Pessoas de índole ruim, capazes de qualquer coisa, mesmo passar por cima dos outros como rolo compressor, para conseguirem o que querem e dessa forma causam dor e ressentimentos, discórdias e beligerâncias, intrigas e fofocas. Como não têm um objetivo único, sempre querem aumentar seus domínios, corrompem, são facilmente corrompidos, quando chegam ao poder não querem mais deixar dele, não fazem nada que não vá contar pontos para si próprio, querem cantar aos quatro ventos suas conquistas para ganhar adeptos, se for preciso matam, não têm respeito, não são respeitados e sim temidos, são a escória de uma sociedade e acham que são poderosos.
Estamos acompanhando uma revolução que está acontecendo no mundo árabe, onde o povo cansado dos gananciosos no poder estão dando um basta a isso, mas estão sofrendo duras retaliações. A Líbia é um exemplo de ganância. Seu líder e sua família preferem morrer que passar o poder. Isto está causando um mal absurdo a população daquele país e aos outros que estão seguindo os moldes do Egito que conseguiu acabar com uma ditadura de mais de trinta anos e parece que o povo pelo mundo está clamando por mais liberdade. Hugo Chaves deve estar preocupado. Daqui há pouco tempo chegará à América Latina esse mesmo grito e quem sabe nós não vamos ter uma nova ordem mundial e vamos ver alguns cães largando o osso, mesmo a contra-gosto.
Tomara que isso aconteça e os ambiciosos vençam a luta contra os gananciosos, quem vai ganhar com isso é a própria população que vai ver uma alternância no poder e poderá avaliar melhor suas decisões. Nosso país está se encaminhando para uma ditadura diferente. A cada oito ou quatro anos o PT vai tentar se alternar no topo do poder dando bolsa-voto e dizendo que acabou com a fome enquanto nosso índice de analfabetos cresce ao invés de diminuir e nossa educação está entregue ao Deus-dará. mas um dia nós acordaremos dessa letargia e tudo vai mudar.
Espero estar vivo para ver esse dia chegar.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Caso "Presidenta"

Divulgação / Presidente Dilma: aqui no blog é com

Ainda estão discutindo por ai o caso "presidenta", como se isso fosse resolver os problemas do país. Dois personagens sui generis, representantes do povo no Senado Federal, com tantas coisas pendentes, resolvem discutir sobre o fato. José Sarney chamou a senhora Dilma de Presidente, ai a Senadora Martha (ai) Suplicy, do PT, corrigiu o Senador do PMDB que era Presidenta. Como membro da ABL Sarney, para mostrar que é inteligente?!?! replicou e disse que poderia ser falado das duas formas e ainda mandou um francês pra cima da Marta que não deve ter entendido nada, mas deixou claro que toda a gangue da Dilma, fechou com ela no presidenta e não abre mão desta referência ignorante, mas para alguns charmosa.
O meu medo é que a moda pegue e em breve nós estaremos chegando no banco para falar com nossas gerentas, nas escolas teremos nossas estudantas, nas lojas entrarão as clientas e por ai em frente.
Gente o caso é mais sério que pensamos. Dois senadores discutindo por causa de como se pronunciar o nome da representante (a)? maior do nosso povo perante outros tantos senadores, mais a imprensa que cobre o senado, isso é absolutamente ridículo. Coitado de nós, povo brasileiro diante dessas ignorâncias que assistimos em pleno Congresso.
Só falta mesmo daqui há quatro ou na pior das hipóteses oito anos (se ela não der um golpe de estado e se perpetuar) voltar o Lula, se ainda tiver fígado, depois de beber todas as garrafas que levou do Palácio, e querer ser chamado de presidento. Não é de se admirar se isso acontecer.











segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Devolve Lula

Acordei hoje (07/02), estava assistindo ao noticiário pela manha e apareceu o incêndio na Cidade do Samba, uma tragédia para o carnaval do Rio de Janeiro. Três Escolas de Samba foram prejudicadas e fiquei tão chocado com aquilo que fui verificar na internet o que se falava sobre o assunto. quando entrei em um sitio e vi uma chamada dizendo Lula devolve, desviei do assunto principal e fui ver o que era aquilo. Gente fiquei pasmado com o que li. O então ex-presidente ao sair do Palácio que ocupava quando era presidente levou tudo o que podia e até o que não podia ter levado, junto com sua digníssima esposa. Será que poderíamos esperar algo diferente de uma pessoa como Lula? Acho que não. a página diz que ele levou toda a bebida da adega, todos os presentes que ganhou, mesmo os que são para a presidência da república e não para o representante. Sua digníssima senhora levou jóias que eram artigos que estavam catalogados e incorporados à carga da União e até uma imagem de Jesus Crucificado do Gabinete da Presidência. foram 7 caminhões, sendo um refrigerado, só para as bebidas. Se pensarmos pelo lado bom, isso foi ótimo, pois ele vai consumir tanto álcool que vai pegar uma cirrose e nem vai concorrer novamente daqui há quatro anos, ou na pior das hipóteses, daqui há oito anos. Mas vamos pensar em termos de dignidade e honra. Um homem passa oito anos à frente de uma nação, é nosso representante supremo, tem um governo marcado por um índice altíssimo de corrupção, compra de votos e outras coisas, que ele, ingenuamente não sabia que acontecia, para não perder a oportunidade de se perpetuar no poder e garantir uma volta, vira garoto-propaganda de sua sucessora, que honestamente eu torço para que não seja a sombra dele, o que se podia esperar de um homem assim? Nada além do que ele fez. Minha indignação é muita, mas não fiquei tão espantado assim, era de se esperar.
Vamos fazer uma campanha para que ele devolva, ao menos, a imagem do Cristo Crucificado, antes que ele venda, pois ficar com ela não vai.
Do jeito que as notícias pela internet voam, esse fato já deve estar rodando mundo afora e os presidentes que costumam presentear nossos presidentes e as primeiras damas, vão ficar receosos. Esse senhor, não deve estar nem um pouco preocupado com a imagem de nosso país. Pra ele o que importa é que ele, com cem reais por mês, tirou milhões de famílias da miséria e com o que levou do Palácio, não vai saber mesmo o que é miséria nunca mais.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Força da Natureza e a força dos homens

Estou deveras triste com o que está acontecendo na região serrana do Rio de Janeiro, região onde passei alguns momentos de minha vida, quando namorei uma petropolitana.
A natureza, faz sua parte, a terra vive em constante mutação, as mudanças climáticas são naturais. aquelas serras estão lá há milhões de anos. sofrendo suas mudanças naturais. Já o homem, invade locais que não deveria, colocando em risco a própria vida, incentivados por estes seres inumanos a quem chamamos de políticos, verdadeiramente interessados apenas em seu bem-estar, em permanecer no poder e conseguir votos.
O aquecimento global, não tem nada a ver com o que aconteceu lá, não podemos culpar a natureza por retirar a vida de tanta gente, nós ocupamos lugares que não deveriam ser ocupados e então somos responsáveis por isso.
Agora, o governo já abriu conta pra ajuda às vítimas, desde anteontem, hoje é dia 14/01 e eu pergunto: quantos políticos já depositaram dinheiro do próprio bolso nessa conta? Eles estão interessados apenas no valor que vai entrar e como desviarão os recursos quando estes forem liberados. É imensamente triste ter de falar assim, quando tantos sofrem, tantos perderam famílias inteiras, e o ministro das cidades nem ao local foi, porque ainda é arriscado, depois que tudo passar ele vai lá pra ver com os políticos locais uma forma de dividirem o que foi doado.
Senhora Presidenta, está em suas mãos uma oportunidade de mostrar para o que a senhora veio. Obrigue todos os políticos a doarem parte do que ganham, mais um tanto do que roubam, e depositem nesta conta e gerencie a senhora mesma este dinheiro. Não deixe que outras contas, inclusive de canais de televisão que tem donos suspeitos com dinheiro dos outros, sejam abertas para angariar fundos e irem para banquetes de irmãos. Use o dinheiro desta conta única com sabedoria, que sei que a senhora tem e desfaça a péssima imagem que eu tenho da senhora, convença-me que eu estou totalmente enganado ao pensar que a senhora vai ser apenas uma marionete de seu antecessor.
Pessoas vão precisar muito de ajuda, não deixe que as lojas que venderam no natal, cobrem de quem perdeu tudo, nem coloquem seus nomes nos sistemas de inadimplentes, assuma sua responsabilidade e chame para sí as rédeas desse evento. Comece fazendo um dépósito junto com todos seus ministros e chame das férias (sem pagar) os presidentes da Câmara e do Senado, para depositarem também. Dêem o exemplo, ao menos dessa vez, diante da maior catátrofe climática dos últimos 100 anos de nossa história. A senhora está começando e este é seu primeiro desafio.
Ajude verdadeiramente as pessoas que vão precisar, mais que nunca, dos políticos e que estes, ao menos desta vez, esqueçam o quanto poderão roubar, outros eventos para eles fazerem isso, o que eles sabem fazer melhor, surgirão.
Meu nome é Renato da Conceição Filho, um brasileiro qualquer.